Arte Gótica: Estilo artístico nascido no norte da França, que se expandiu pela Europa entre os séculos XII a XV, e se ligou principalmente à construção de catedrais. Caracteriza-se pelo arco ogival como elemento estrutural e decorativo e por uma estética simultaneamente religiosa e naturalista, assente na verticalidade e na luminosidade.
Confraria: Associação voluntaria de paroquianos, com fins religiosos (culto a um santo patrono) e de entreajuda e caridade mútua.
Corporação: Associação de pessoas que exercem a mesma profissão, para defenderem dos seus interesses. Alem da protecção dos seus membros visavam a formação profissional e a qualidade do trabalho e evitam a concorrência mútua, tabelando preços e salários.
Universidade: Etimologicamente deriva de studium universale ou universitas. Escolas de encimo superior fundadas na idade media, que podiam ser frequentadas por todos os estudantes que o desejassem, leigos e clérigos, nacionais e estrangeiros. Organizavam-se em corporações (de mestres ou de alunos) e dividiam-se em faculdades.
Cultura Erudita: Conhecimento letrado adquirido por estudo e reflexão dos textos sobre tudo dos autores clássicos (Platão, Aristóteles…), mas também dos actores e da igreja cristã.
Cultura Popular: Conjunto de manifestações culturais desenvolvidas entre as classes populares. Na época em estudo, os seus centros de difusores foram as festas e rumarias e os seus principais agentes os jograis.
Época Medieval: Período da Idade Média.
Sem comentários:
Enviar um comentário