Império:
Conjunto de diversos territórios, com diferentes nações e culturas, geralmente adquiridos por conquistas, que estão subordinados à autoridade de um único governa, o que exerce o domínio político e a exploração económica.
Fórum:
É a praça pública.
Direito:
Conjunto de leis e normas jurídicas que governam um povo ou estado e que regula as relações sociais. O comprimento da lei garantido pela acção coerciva do estado, o que distingue estas normas das morais, religiosas e sociais.
Magistraturas:
Cargos superiores do funcionamento publico e do exercito nos quais eram delegados algum poder do estado.
Urbanismo:
Estado sistematizado da cidade que inclui o conjunto de medidas técnicas, administrativas, económicas e sociais necessárias à sua planificação e desenvolvimento.
Pragmatismo:
Filosofia ou corrente de pensamento que valoriza o senso comum, ou juízo pratico e objectivo, como orientação de vida.
Romanização:
Ato ou efeito de romanizar, isso é, adaptar aos costumes e cultura romana.
Aculturação:
Acto de assimilação de uma cultura por outra diferente; fenómeno resultante do contacto directo e continuo entre grupos de indivíduos de culturas diferentes.
Município:
Cidade do império romano, em Itália ou nas províncias, cuja organização administrativa interna era semelhante à da capital do império – Roma.
Urbe:
A urbe conduta (normalmente abreviado AUC ou a.C.) é uma expressão latina que significa 'desde a fundação da cidade'. Refere-se principalmente na numeração dos anos desde a fundação de Roma, tradicionalmente fundada no ano 753 a.C.